O que são Trânsitos?



Trânsito é quando um carro vem dum lado e o outro carro vem do outro...

Tá legal, parei.

Mas não é muito diferente do que isso, não, sabia. Não é à toa que chamamos de Trânsitos. Os astros continuam em eterno movimento, mas você tem um Mapa Astral. Você tem uma "foto" do momento em que você nasceu e aqueles planetas estão lá compondo o quadro que é você.

Os trânsitos mostram justamente o relacionamento entre os planetas que estão no seu mapa e a posição destes planetas no céu. Qual a vantagem disso? Você vai saber quando o sinal está vermelho, verde ou amarelo para dar uns passos na sua vida. Vamos aprender um pouquinho dos trânsitos mais comuns.

Conjunção:
Um planeta fica juntinho com outro com diferença de três graus no máximo. Isso vai fazer com que os dois atuem juntos, colaborem. Isso é uma ótima, não é? Er... Mais ou menos. Se Júpiter no céu, esse que a gente vê todo dia e acompanha as andanças dele estiver conjunto com seu Sol, ele vai dar uma força, um estímulo, um brilho na sua identidade, já que o Sol rege seu ego e Júpiter é um planeta de otimismo, de força, de vitalidade. Ele também é um planeta de exageros. Portanto, se o seu Sol é em Sagitário e Júpiter passa por cima dele, pode ser que você fique tão maluco que comece a bater no peito dizendo que é imortal!!!! Por outro lado, vamos falar do nêmesis de Júpiter, Saturno. Quando ele fica conjunto com seu Sol, tudo o que você tenta fazer vai ficar um pouquinho mais difícil, vai precisar de um pouco mais de planejamento. Por um lado é bom, pois permite que você trabalhe sua disciplina. Por outro, é ruim porque, sejamos honestos - ninguém quer trabalhar a disciplina!

Já a oposição não causa confusão nenhuma. Ela impede que a ação de um planeta se sobreponha ao de outro. Qual planeta será? A escolha é sempre sua. O negócio é que nossas escolhas nem sempre são conscientes, mas uma coisa é clara: algo vai ter que ceder terreno em relação a outra escolha. Não dá pra ter tudo com uma oposição. Para quem já sacou os trânsitos, isso pode ser comparado a dois planetas brincando de "quem medra primeiro". Um dos dois planetas vai ter que desviar ou vão dar de cara um com o outro. Essa imagem seria análoga a alguém que tentou os dois aspectos da oposição e acabou não conseguindo nenhum. Isso é mais comum do que a gente gostaria que fosse.É como uma Lua em Peixes tentando explicar as emoções para um Mercúrio em Virgem, que é uma besta quadrada para entender de sentimentos. Nem ele vai entender qual o seu problema, nem você vai conseguir passar a mensagem.

A quadratura já faz um papel diferente da oposição. Numa oposição você vê o seu oponente chegando. Na quadratura, na encruzilhada, na esquina, o infeliz te pega de lado! Costuma-se dizer que as oposições causam desistências, mas a quadratura causa perdas. Os dois planetas estão em energias, não opostas, mas conflitantes. Se sua Lua em Peixes está tentando dizer alguma coisa, mas um Mercúrio em Gêmeos está fazendo piadas com cada palavra que você diz, você perdeu totalmente a chance de se expressar.




Mas nem tudo é tristeza! Existem os trígonos para melhorar nossa vida. São quando dois planetas se comunicam, mas além de se comunicarem bem, têm algo além para dizer para o outro. Se um Júpiter em Áries está fazendo trígono com uma Lua em Sagitário, você vai ter um sentimento otimista (Sagitário) e energia (Áries) para colocar seu projeto em andamento (Júpiter). Neste caso a Lua em Sagitário teve um papel de catapultar a ação de Júpiter. Só tem os probleminhas de sempre, né? Em Astrologia não existe bom e mau. O aspecto pode ser positivo e ajudar, mas se você tem uma Lua em Peixes ajudada por um Vênus em Escorpião, temos uma rainha do drama que, além de achar que não é amada, está convencida de que está sendo traída e quer vingança.

E é isso. Quando a gente quer saber dos nossos trânsitos, a gente quer saber se dá para andar na direção que a gente quer sem sofrer acidentes. Se o mapa astral mostra as estradas, os trânsitos mostram a direção dos carros.

Escolha aí do lado se você quer analisar a si mesmo e o céu que te ilumina (Mapa Astral + Trânsitos), ou  só o céu já está bom (só Trânsitos). Eu dou a opção da pessoa pagar seis meses ou um ano porque é um trabalho louco e minha vista não é mais essas coisas. Pede só seis meses, vai... Ai, que preguiça!