terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Símbolos Astrológicos

Toda vez que eu explico algum mapa astral, vou apontando para os glifos. Só que a maioria das pessoas não faz a menor idéia do que aqueles rabiscos significam. Porque é que eu desenho um “H” com um risco em cima em vez de escrever “SATURNO” como uma pessoa normal?

Segundo o dicionário, um símbolo representa, substitui algo. É uma representação que evoca um significado, um sentimento. Um símbolo pode simplesmente invocar uma sensação que vai além das palavras. Quando eu aprendi o significado dos símbolos astrológicos com Vanessa Tuleski, eles pareciam resumir em um rabisco o que eu escrevia por umas seis páginas de caderno. Depois que as seis páginas da aula já estavam escritas, o símbolo parecia fácil de desenhar.

Sem motivo nenhum, eu resolvi desenhar uma versão tridimensional dos glifos. Redesenhá-los em 3D pareceu uma maneira de revisitá-los. Além do mais, eu já havia me acostumado demais com estes símbolos e deixei de ver seu significado. Passaram a ser somente outras letras. Como não faziam parte de nenhum projeto, fui redesenhando os danadinhos conforme me dava na telha.

Em meu retorno ao mundo dos símbolos, os três elementos mais presentes nos glifos dos planetas ficaram assim:


Plenitude – O círculo significa algo sem começo nem fim. Em um desenho tridimensional ele é uma esfera, como um planeta. O tempo e a gravidade já agiram. Todas as arestas já foram aparadas e a esfera é igual quando vista por todos os ângulos. Não há nada para tirar ou pôr. O círculo, ou a esfera, significam nosso espírito, nossa essência, o divino.


Matéria – A cruz da matéria significa a concretização. Eu não pude tirar da minha cabeça a imagem de um moinho. Essa interpretação foi pessoal, mas toda vez que algo é moído, ele se torna mais próprio para a utilização. Eu fui ainda mais longe e lembrei de Don Quixote, o grande sonhador que atacava moinhos. A realidade, o concreto eram seu verdadeiro inimigo. É claro que eu posso ter ido longe demais, mas tudo bem...


Receptividade – O semicírculo pode significar parte de algo muito maior – grande demais para que possamos ver. Ele também pode significar um canal aberto, uma antena, um receptáculo para conter e transmitir o que foi recebido. O desenho tridimensional lembra uma antena parabólica ou uma tigelinha. A maioria dos glifos é uma combinação destes três símbolos primários.


O Sol - Uma esfera dentro de outra esfera. Algo pleno inserido em outra plenitude. Uma fruta que carrega uma semente que um dia será outra fruta. O signo solar (que descobrimos pelo nosso aniversário) representa nosso ego, nossa identidade. O ser humano trabalha para aperfeiçoar sua imagem e sua essência. Uma é reflexo da outra. O Sol gera luz que nos dá vida. A luz que ele gera propaga-se formando uma outra esfera de luz. O ser humano tem uma aura que irradia como luz. Este símbolo representa um ego perfeito, resolvido. A esfera interior é semelhante à exterior. Ela pode remeter à nossa semelhança com o divino. Somos um pequeno universo, contido em um universo maior, dentro de outro maior e temos ainda universos menores dentro de nós. Assim como o círculo, este glifo lembra a eternidade, algo sem começo nem fim.

A Lua - São dois semicírculos indicando uma imensa receptividade. Ela precisa da luz do Sol para brilhar. A Lua também parece estar incompleta, mas é bom lembrar que este é o lado escuro. A Lua não mostra sua outra face para ninguém. Esta nem parece estar lá. Assim, a Lua continua parecendo incompleta, precisando ser preenchida. O signo lunar indica nossa resposta emocional ao mundo e nossas necessidades. Estas necessidades não podem ser satisfeitas plenamente porque são simplesmente nosso padrão emocional. Quem tem Lua em Touro não se cansa de objetos bonitos e comida gostosa. Quem tem Lua em Escorpião nunca vai se cansar de instigar os outros e procurar desvendar segredos. Apesar das aparências, não há nenhum pedaço faltando na Lua. Mas quem a vê, tão “incompleta”, vai negar o que ela pede? A Lua representa o que queremos receber. Alguém precisa se comover em nos ver “incompletos”. A Lua é a parte em nós que diz: “Eu não me basto. Não quero estar só.”

Mercúrio – Os três símbolos primários estão presentes nesse glifo. Ele mostra bem a receptividade com o que vem do alto – o divino. Mercúrio era o mensageiro dos deuses. A mensagem divina é recebida, traduzida e aperfeiçoada (esfera) para só depois ser propagada. Mercúrio representa nossa maneira de aprender e comunicar o que aprendemos, mas também representa nossa maneira de ouvir. Existem muitas áreas na nossa vida influenciadas por Mercúrio. A esfera deste glifo indica o momento em que “aperfeiçoamos” o que recebemos para depois transmitir ao mundo. Ele mostra nossa maneira de adaptar sem que uma transformação seja necessária. Basta dar tempo para a esfera trabalhar antes que o moinho espalhe a mensagem.

Vênus – A cruz da matéria fica bem abaixo do círculo da plenitude. No glifo tridimensional eu escolhi um pino ou eixo como se fosse fixar a plenitude na terra. Vênus inspira a concretização do que é divino, seja na arte ou nos relacionamentos. O espírito, o pleno, está acima da matéria – mas é possível materializar o divino. Pelo menos, Vênus nos inspira a pensar assim. Para as mulheres, Vênus significa a maneira de expressar a feminilidade. Para os homens, Vênus significa o ideal no sexo oposto. Em ambos os sexos, Vênus indica o significado de valor. Quais são as qualidades que mais nos aproximam do divino? Vênus responde a essa pergunta quando percebemos que temos em nós qualidades e talentos admiráveis.


Marte
– Marte e Vênus são símbolos muito parecidos. Enquanto a cruz da matéria fica abaixo do espírito em Vênus, Marte coloca a matéria – ou a seta, a lança – acima do espírito. Esta é a ação que não foi “elaborada”. Pode ser um ato impulsivo ou um ato reflexo. Existem situações em que só um ato reflexo pode resolver. Não adianta pensar em estratégias para segurar uma taça de cristal antes que ela atinja o chão. Ou você é ágil e rápido ou sua taça já se espatifou em mil pedacinhos. Aja, pense rápido ou o que você perdeu não vai ter volta. Nos homens Marte indica a identidade e nas mulheres, seu ideal masculino. Em ambos os sexos, Marte indica nosso padrão de agir para conquistar. Todos nós temos momentos em que a ação é mais rápida que o pensamento. Marte é nosso impulso para vencer, nossa ação crua.

Júpiter – O glifo, muito parecido com um “4”, traz um semicírculo e a cruz da matéria abaixo dele. Receber, aprender está acima de concretizar. Só que, assim como Saturno, a figura da foice é muito forte. Júpiter ou Zeus, precisou matar seu pai Cronus (Saturno) para não ser devorado. Assim que conseguiu o universo, dividiu entre seus irmãos. Júpiter é o primeiro planeta a ser chamado de “social”. Até aqui, os outros planetas influem na vida pessoal dos nativos. Júpiter influi na vida social e no comportamento social de pessoas da mesma idade. Júpiter fica aproximadamente um ano em cada signo. Júpiter influi no que entendemos como progresso, sorte, ética e diversão. Ele me lembra uma foice leve que nos permite colher os frutos que ficam nos galhos mais altos. Somos criaturas abençoadas. Só precisamos ficar atentos aos presentes que o divino nos dá.



Saturno
– Assim como Júpiter, este glifo remete a algo concreto. Pode ser o famigerado “h” com o traço em cima ou mais uma foice. Cronus, ou Saturno, também usou uma foice contra o próprio pai. Ele precisou castrar Urano que reproduzia desordenadamente, pondo fim ao caos. O ato pavoroso de Saturno foi necessário. Saturno representa o contrário de Júpiter. A cruz da matéria está acima de um semicírculo voltado para o chão. Saturno concretiza usando os recursos que tem, sem receber ajuda de ninguém. Saturno me remete a uma foice pesada, difícil de manejar. O trabalho é árduo, mas ele é o que é. Precisa ser feito mesmo que ele seja sua própria recompensa. A foice de Saturno faz a mão calejar e torna nossos braços mais fortes. Saturno também é um planeta social, ficando quase dois anos em cada signo. Ele nos indica talentos que não temos, mas que vamos precisar desenvolver por esforço próprio e sem ajuda. Antes de Plutão ser descoberto, Saturno era o planeta que representava a morte. Hoje sabemos que Saturno representa tudo aquilo que não nos mata, mas nos torna mais fortes.

Urano – A cruz da matéria fica entre dois semicírculos. A plenitude fica abaixo dos dois. Urano representa o que recebemos da sociedade, de nossos pares. Tudo o que concretizamos juntos nos tornará pessoas mais plenas e perfeitas. A perfeição se atinge com comunicação e trabalho em conjunto. Urano fica sete anos em cada signo. Ele influi em gerações e no comportamento dos jovens. Ele indica o que aquela geração irá revolucionar e quais surpresas aquele período de tempo em que ele está em determinado signo vai trazer. A plenitude é possível, é só estar “antenado” com sua geração e saber traduzir o que ela pede.


Netuno
– Símbolo óbvio do tridente de Netuno, regente dos mares. Assim como as foices de Júpiter e Saturno, o glifo é aparentemente limitado em seu significado por remeter imediatamente a algo concreto. Mas, olhando novamente, temos setas ou lanças como em Marte e a cruz da matéria no cabo do tridente. Olhando com mais cuidado vamos perceber que há um semicírculo desenhado na base das lanças. Ele tenta desesperadamente chegar ao divino, mas a cruz da matéria o lembra de sua humanidade. O traço no cabo do tridente também mostra um limite seguro. A mão não deve ir longe demais no cabo, assim como a obsessão em se tornar divino pode transformar a imaginação em loucura. Netuno fica cerca de 14 anos em cada signo. Ele vai determinar o padrão estético e sonhos de uma geração. Pessoalmente ele indica onde temos as maiores expectativas sobre nós mesmos. Todos nós sonhamos em ser presidente, topmodel, super-herói e todos nós temos nossos delírios. Netuno indica nossos sonhos de grandeza, mas pode indicar nossa dificuldade em lidar com o mundo real e nossa frustração com os limites da realidade.


Plutão
– Em um glifo muito parecido com o de Mercúrio, Plutão traz uma diferença crucial. A plenitude está no receptáculo. Em Plutão, chegamos muito mais perto do divino do que jamais estivemos. Plutão tem uma órbita diferente dos outros planetas. Ele fica 12 anos em Libra e Escorpião e chega a ficar 32 anos em Touro. Este astro (agora, um planeta-anão) influi em gerações. Ele trará assuntos à tona que precisam ser discutidos, mas são desagradáveis demais para que a sociedade o faça por vontade própria. Plutão influi pessoalmente nas obsessões que todos nós temos mas não gostamos de comentar. Ele também é o astro das crises e conflitos inesperados. A influência de Plutão nos transforma de maneira irreversível. Ninguém se sente tão perto do divino como quando tem que lidar com crises. Este planeta-anão (menor do que a Lua) nos lembra que o limite entre a matéria e o espírito é tênue. Ele também remete a uma mensagem tão clara do divino que a concretização será imprevisível, diferente de tudo o que materializamos antes, porque elaborávamos depois de receber a mensagem. Em Plutão a mensagem já vem elaborada do plano superior. Já não há mais tempo para aperfeiçoar. Estamos limitados por um poder maior.

Eris, o novo planeta, ainda não foi estudado o suficiente para ter um símbolo definitivo e mostrar suas características na Terra. Mas é questão de tempo. Estou de olho e publico qualquer novidade que encontrar.

Beijos.

4 comentários:

  1. Cade a Terra eu preciso que ela e o sigui nificado do simbolo estajam ai agora...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................andaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.............................................................................................................................................................................................................não tenho pasiencia...............................................................................................................................bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjs...................................................................................................................................................................eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee..............................................................................................................................................................................colocaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.........................................................................................................................

    ResponderExcluir
  2. JEAN O ASTRÓLOGO...GOSTEI MESMO DO SEU BLOG...PARABÉNS
    HTTP://SITES.GOOGLE.COM/SITE/JEANOASTROLOGOEOSSIGNOS

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, pra mim foi muito esclarecedor e muito bem explicado. Passei a ter uma compreensão mais ampla dos símbolos astrológicos, graças a esta postagem. Um forte abraço!

    ResponderExcluir