domingo, 28 de dezembro de 2008

A Velha Nova Era

No primeiro dia de Primavera, o chamado Equinócio, a constelação de Peixes desponta no horizonte. Como o próprio universo também tem sua rotação, nem sempre a mesma constelação aparecerá no Equinócio ao final do ciclo de 365 dias do ano terrestre. As constelações também obedecem a um ciclo e se revezam em nosso céu. Segundo cálculos recentes, cada ciclo tem um período de 2.160 anos. Antes da constelação de Peixes era a constelação de Áries que despontava, e após o tempo de Peixes terminar, será a constelação de Aquário a aparecer no horizonte durante o Equinócio de primavera. Este período de 2.160 anos é chamado o período de uma Era.

O Cálculo das Eras

As Eras seguem uma ordem inversa à ordem do círculo Zodiacal. Quando a constelação de Peixes passou a despontar no Equinócio reiniciou-se um ciclo de 25.920 anos, até o fim da próxima Era de Áries. Este processo era tido até recentemente como uma descoberta do grego Hipparchus de Nicaea no ano 130 a.C. – Porém estudos recentes já comprovam que os egípcios já tinham consciência do ritmo dos Equinócios desde a Era de Gêmeos, que terminou cerca de 6.140 anos a.C. Isto faz sentido, pois os egípcios começavam seu ano no solstício de Verão, quando a constelação de Orion despontava e as enchentes no Nilo tinham início.


Os egípcios jamais ignoraram a influência das estrelas em nosso planeta e seu conhecimento sobre estrelas, planetas e ciclos de tempo é superior ao que temos ainda nos dias de hoje. Schwaller de Lubicz decodificou o Zodíaco de Dendera, no templo de Hathor, como sendo na verdade um relógio que media os Equinócios. Segundo este relógio que contém dados desde a Era de Touro (4380 anos Ac) até a Era de Aquário. A Era de Peixes teria começado em 60 a.C. e terminaria por volta de 2100 d.C. quando começaria a Era de Aquário.


Nebulosa de Hélix. Restos de uma estrela na constelação de Aquário.

Fazendo-se um apanhado sobre o que a história nos conta da virada de um ciclo para o outro, a Era de Peixes coincidiu com o início da Era Cristã. Esta que compreende desde as profecias da primeira vinda do Messias e seu nascimento, até os dias de hoje, quando não é raro ouvir-se profecias sobre a sua volta. O símbolo do cristianismo é um peixe. Não se sabe se isto é apenas coincidência ou se os cristãos tinham noção da Era em que estavam. Afinal o povo judeu já havia sido escravizado pelo Egito, que detinha todo este conhecimento sobre as constelações. Mas ao que se sabe o calendário judeu é bem diferente do egípcio e não determina influências do Zodíaco. Tampouco a relação entre judeus e egípcios foi das mais amenas.


A Era de Aquário e a Nova Ordem Mundial

Não é à toa que ao alvorecer da Era de Aquário (que só deve chegar mesmo em 2100) as pessoas falem de uma Nova Ordem Mundial. Estas três palavras são muito representativas do signo de Aquário.

Aquário é o signo do Novo: Quando rompemos com uma estrutura desagradável e obsoleta estamos agindo de maneira aquariana. Aquário é mesmo o signo do NOVO. Uma das grandes qualidades de Aquário é achar soluções onde antes não havia. Suas soluções, no entanto, costumam visar o bem de uma comunidade. O "NOVO" que vem para mudar completamente o estado anterior.

Aquário é o signo da Ordem: Com tanto maluquete aquariano por aí a gente até esquece que Aquário é regido por Saturno também. Urano pode ser o regente que inspira tudo o que há de original neste signo, mas é Saturno que inspira tudo o que há de implacável também. Em Capricórnio, Saturno inspira a disciplina e paciência para construir um futuro confortável a partir de um presente sacrificado. Em Aquário, Saturno propõe o sacrifício do indivíduo em nome da coletividade. Não se trata somente de algo temporário, mas de uma abnegação em nome do coletivo. A própria democracia propõe isso: no fundo ela é a "ditadura da maioria".

Aquário é o signo do Mundial: Quando uma mudança aquariana acontece, normalmente ela vai longe. Temos aí o exemplo da internet - que é a CARA de Aquário - e o que ela fez com o mundo. O telefone celular, o DVD, tv digital, tudo isso são mudanças que aconteceram quando Urano achou seu domicílio em Aquário, lá em 1996. Podem observar: desde o magnata até o faxineiro da empresa - todo mundo tem celular.

Um dos motivos de ter feito esta matéria foi entrar em contato com o movimento Zeitgeist Addendum. Quem tiver inglês o bastante para entender os objetivos do movimento vai ver que suas propostas são MUITO aquarianas. Inclusive a crença de que o homem é fruto do meio também está lá - da maneira aquariana. O movimento acredita que só existem crimes porque nossa sociedade está doente. Como tudo o que é "Aquário demais", ele ignora o indivíduo (que é representado pelo signo oposto a Aquário, Leão). As escolhas, os desvios de personalidade, a ética e a falta dela são fatores calculáveis para quem tem uma mentalidade aquariana. Esta crença de que qualquer indivíduo vai responder de maneira previsível quando inserido em um ambiente controlado é o calcanhar de Aquiles do pensamento aquariano. Foi onde o comunismo falhou e também é o motivo para a vida curta dos modismos. As pessoas se sentem muito mais confortáveis quando estão bem adaptadas em uma sociedade até o ponto em que "desaparecem" nela. É justamente esse o ponto de virada, quando as pessoas são capazes de qualquer besteira para recuperarem sua identidade. A grande ironia é essa: lutar estabanadamente pela identidade também é uma característica aquariana.

A sede do Projeto Vênus fica em Vênus mesmo. Venus, Flórida - Estados Unidos.

Uma das aplicações práticas do movimento Zeitgeist toma forma no Projeto Vênus. Ironicamente, estudando as origens deste projeto, ele parece ter nascido de uma revisão sob um ponto de vista original (Aquário) de nossos valores (Vênus). Nada é por acaso. Aquário faz quadratura com Touro, signo regido por Vênus e que simboliza nossa relação com bens materiais. O Projeto Vênus tem entre suas propostas o boicote (Aquário, regido por Saturno) às instituições financeiras (Touro, regido por Vênus). A quadratura propõe perdas mesmo. Ela indica a impossibilidade de convivência pacífica.

Bem... Ainda temos uns 90 anos para lidar com este resto de Era de Peixes que nos promete alguns aborrecimentos ligados a seu elemento, Água. Estes assuntos vão ter que ser bem resolvidos até passarmos de Era - pelo menos com média 5,0.


Há muito tempo estamos falando do advento da Era de Aquário. Mas agora que ela está realmente se aproximando, talvez valha a pena olhar para trás e ver se a Era de Peixes, que tem seu grande símbolo na filosofia de vida proposta por Jesus Cristo, conseguiu torcer o mundo à sua maneira. O mais provável é que uma Era não se faça sozinha. Ela nos faz propostas interessantes em cada um de seus ciclos. Cabe a nós tirar o melhor proveito delas.

Um comentário:

  1. Patricia, interessante seus comentários, mesmo para quem, como eu, não entende nada de astrologia.

    ResponderExcluir